.

PICUÍ PB: Audiência pública para discutir problemas com a seca

Cuité Pb online | 18:04 | 0 Comentários

Partilhar


Aconteceu, nesta quarta-feira (09/05), às 14h, no auditório municipal, a audiência pública que tratou dos problemas causados pela seca em Picuí. O secretário de agricultura, Aguifá Lira, o promotor de justiça, Alcides Leite Amorin, o vice-prefeito, Acácio Araújo, o coordenador regional da EMATER, Fernando Guedes, o presidente da Câmara dos Vereadores, José Roberto Dantas, secretários, vereadores e toda a população presente discutiram sobre as possíveis ações emergenciais em combate à estiagem que o Município de Picuí está passando, principalmente na zona rural.

Na audiência, foi elaborado e aprovado por todos, o Plano Diretor Municipal da Defesa Civil que contém as diretrizes e as estratégias para o enfrentamento da seca em nosso município. As diretrizes apontadas foram às seguintes: Recuperação de poços artesianos; Perfuração de poços artesianos; Abastecimento de água em Santa Luzia e Serra dos Brandões; Limpeza de tanques; Limpeza de barreiros; Desassoreamento de açudes; Desassoreamento de cacimbas; instalação de bombeamento elétrico; Linhas de crédito e auxílio para as famílias mais atingidas pela seca.

Este plano faz parte da documentação necessária que todo município em situação de emergência precisa enviar ao Governo do Estado para a liberação de recursos de combate à seca.

Procurando realizar algumas ações emergenciais, em abril, a Secretaria de Agricultura já recuperou mais de 20 poços artesianos e mais poços ainda serão recuperados. O fornecimento de água potável por meio do carro-pipa foi dobrado de cinco para dez pipas ao dia. E também foram contratados mais carros-pipa para atender a população em:: Serra dos Brandões (1); Santa Luzia (2); e na região da Caatinga (2). Em Santa Luzia, a secretaria recuperou o seu dessalinizador, que hoje fornece 1.500 litros de água por hora.

As ações da Prefeitura Municipal de Picuí continuarão.

Clickpicui com Ascom/PMP

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!