.

Pedra Lavrada se prepara para comemorar o São João

Cuité Pb online | 22:48 | 0 Comentários

Partilhar


Junho está próximo e com ele chega o tempo das ruas enfeitadas com bandeirinhas coloridas, do delicioso mungunzá, pamonha e demais iguarias desse período, das danças de quadrilhas nas escolas e é claro do São João Antecipado de Pedra Lavrada.

A Prefeitura Municipal já se prepara desde abril para a realização de mais uma grande festa voltada as comemorações ao santo São João. A tradição já se estende há diversos anos com a antecipação dos festejos, que este ano pretende animar a cidade e movimentar a economia local com dois grandes dias de festas. Mesmo com o período de seca que assola todo o nordeste, de forma aterrorizante, o prefeito Tota  tem se esforçado para a realização dos festejos. Este são João terá para o governante um sabor especial, é o seu último como prefeito de Pedra Lavrada.

Muitas dificuldades foram encontradas por parte do governo municipal para que se possa realizar a festa. Hoje os gastos com despesas de abastecimento d’água por carros pipias chegam à casa de cerca de vinte mil reais por semana, o que mostra a imensa responsabilidade em gerir os recursos financeiros do município com segurança e de forma séria por parte do Prefeito Tota. A partir da avaliação de todas as dificuldades encontradas desde o início do ano, com o agravamento da seca, a hipótese, inclusive de não realizar os festejos foi sustentada por um bom tempo.

“Pensamos seriamente, após avaliação das condições financeiras do município e da assistência que precisamos dar ao agricultor e a zona rural, que é quem mais vem sofrendo com essa que já é a maior seca dos últimos 40 anos na Paraíba, em não realizar o evento, porém essa é uma festa que já faz parte da vida dos lavradenses, faz parte do nosso calendário de festas, e acima de tudo gera renda aos comerciantes, a s lojas vendem mais, roupas e sapatos, os supermercados vendem mais, os bares, restaurantes e pousadas do município lucram com as festividades juninas, e o meu interesse é melhorar a qualidade de vida de todos, se o evento impulsiona a nossa economia, ele será sim realizado, porém não com tantas pompas dos anos anteriores, as atrações contratadas estão dentro das nossas possibilidades de custeio, não podemos colocar uma grande atração no palco e logo na segunda-feira encontrar dificuldades para abastecer uma das nossas comunidades porque o dinheiro foi gasto com banda, então, faremos sim, com atrações regionais, mas de muita qualidade e que tenho certeza agradará bastante e será uma grande festa mais uma vez, desde já, eu convido a todos a prestigiarem nestes dias 15 e 16 de junho o nosso são João antecipado, será um prazer confraternizar com os meus conterrâneos e amigos” comentou o prefeito Tota
.
 Os pedidos da classe jovem do município e ainda a relevante contribuição financeira que o evento traz para as famílias lavradenses que dependem do turismo em Pedra Lavrada, foram partes decisivas para a realização do são João antecipado de Pedra Lavrada. A linha seguida pelo governo municipal é “Cortar gastos com atrações e minimizar ao máximo os custos”. A partir desta medida as atrações contratadas para 2012 já estavam sendo sondadas desde abril e maio, nomes como Dorginal Dantas foram citados pela população como sendo uma das principais atrações desejadas para este ano, mas a as orientações são para um evento mais simples que contemple diversão e cultura, mas também responsabilidade com o momento enfrentado pelo município que está entre uma das 170 cidades em emergência por causa dos agravos da estiagem .

Quadrilhas
Quando o assunto é quadrilha na região do Curimataú e Seridó, Pedra Lavrada é um destaque sempre lembrado. Desde o ano passado as quadrilhas já se preparam para em 2012 darem mais um grande show de talentos e alegria no pátio de Cultura e Eventos Maria Valdira de Brito. Esse ano, nãos era diferente. Um das grandes revelações de 2011 na Paraíba, a quadrilha junina “Filhos de Pedra”, já está com o arrasta pé ensaiado e pronto para mais um grande show, que abrilhanta e encanta todos que prestigiam as apresentações. Em 2012 a “Filhos de Pedra” será soberana, a junção dos componentes da quadrilha “Mistura Lavradense” deu um resultado impressionante, que poderá ser conferido já na sexta-feira dia 15 no pátio de cultura e eventos Maria Valdira de Brito.

ASCOM

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!