.

Prefeito de Pedra Lavrada se reúne com Governador Ricardo Coutinho

Cuité Pb online | 13:54 | 0 Comentários

Partilhar

O Prefeito Tota Guedes, se reúne hoje com o Governador Ricardo Coutinho e mais 134 prefeitos da Paraíba para discutir ações e medidas para o enfrentamento da seca que se agrava a cada dia do Estado, e principalmente nas cidades do interior, como é o caso do nosso Município. A reunião acontece hoje a partir das 10h no Espaço Cultural em João Pessoa. Na ocasião, será discutida a elaboração de um plano de ação para enfrentamento à seca.

Segundo o Prefeito Tota essa reunião é de grande importância para os Prefeitos e Municípios  “ É importante que o Governo possa sentar e juntos, Governo Municipal e Estadual discutir uma saída para enfrentar a seca, a estiagem massacra os Municípios, muitas famílias da zona rural estão sofrendo e imagine os animais estão morrendo em muitas localidades pela falta d’água e isso é triste, nós como gestores nos preocupamos, mas não está apenas ao nosso alcance a solução, as medidas precisam ser tomadas em conjunto com o Governo do Estado e Governo Federal, pois os recursos municipais não são suficientes, mas tenho certeza que hoje sairemos daqui com respostas para as nossas reivindicações e uma solução concreta para esse problema tão sério que é a seca”, comentou Tota.

 Os Municípios ficaram responsáveis por fazerem um levantamento da quantidade de poços artezianos em seus municípios e dessalinizadores que estão em funcionamento. Essa solicitação faz parte da pretensão do Governo de construir propostas que serão inclusas no Plano Nacional de enfrentamento da Seca.
 A reunião é uma medida baseada em um reunião entre a equipe técnica do Governo Estadual e auxiliares do Governo para discutirem ações que diminuam os efeitos da estiagem e enfrentamento da seca no estado. Desde a última semana a reunião foi agendada, depois dos dados técnicos oferecidos mostrarem que este ano o estado enfrentará a maior estiagem dos últimos dois anos (2010 e 201).
 Semana passada o governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou que 80% das propostas do Estado da Paraíba foram contempladas dentro do Plano Emergencial apresentado pelo governo Federal, durante reunião da presidenta Dilma Rousseff com os governadores nordestinos, em Aracaju, Sergipe.  Ao todo serão disponibilizados R$ 2,7 bilhões para ações de combate aos efeitos da seca que atinge os estados do Nordeste e quase 200 municípios paraibanos.

Dos 223 municípios da Paraíba, 143 estão gravemente atingidos pela estiagem e outros 67 sofrem de forma mais atenuada, Pedra Lavrada está inserida nesta estimativa.

Ascom

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!