Estiagem afeta cerca de 60% dos municípios da Paraíba

Cuité Pb online | 12:38 | 1 Comentários

Partilhar

Governo federal anunciou disponiblização de R$ 2,7 bi para ações. Na Paraíba, Operação Carro Pipa está parada em pelo menos 14 cidades.


A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou na segunda-feira (23), em Aracaju, a disponibilização de R$ 2,7 bi para ações emergenciais de combate à seca e auxílio à população atingida pela estiagem no Nordeste e em Minas Gerais. Na Paraíba, de acordo com dados do governo estadual, cerca de 60% dos municípios sofrem com a estiagem.
Na próxima quinta-feira (26) o governo vai se reunir com gestores municipais para elaborar um plano de combate à seca. A administração estadual acionou 191 cidades para a discussão de planejamento. O governador Ricardo Coutinho esteve na reunião em Sergipe e disse que 80% das propostas da Paraíba foram contempladas dentro do Plano Emergencial do governo federal.
“Essa seca tem sido muito violenta, está faltando até água para consumo humano em várias regiões do Nordeste. Tem sido feita uma articulação com o governo federal, essa é uma questão que é nacional e não de um estado”, afirmou Ricardo depois do encontro.
Umas das áreas onde serão investidos os recursos anunciados pelo governo federal é na distribuição de água por meio da 'Operação Carro Pipa'. Na Paraíba, um dos coordenadores da operação informou qeu a distribuição de água está parada desde a semana passada por falta de verbas. “No momento estamos aguardando o repasse de verbas, tão logo chegue esse repasse, imediatamente, vamos recomeçar a operação”, disse o capitão do exército Augusto César, que é do 31º Batalhão e coordena a ação.
Carlos Augusto disse que, só o 31º Batalhão do Exército, atende 14 cidades da Paraíba. “Todos elas estão em estado de calamidade pública”. Ele informou que cerca de 40 mil pessoas são beneficiadas com Operação Carro Pipa.
Do G1 PB

Category:

Um comentário:

  1. Esta seria a oportunidade das autoridades locais se unirem e pedirem junto aos órgãos estaduais a integração das águas que chegam até Jaçanã,uma pequena extenção até Cuité passando por Nova Floresta.Pelo menos teríamos água de qualidade em nossas cidades.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!