.

Secretario de esporte da Paraíba em Pedra Lavrada

Cuité Pb online | 01:54 | 0 Comentários

Partilhar

O Secretario de esportes da Paraíba Fábio Maia, em visita a Pedra Lavrada, nesta quarta-feira, reuniu secretários e diretores de esportes para discutir as prioridades da região no setor esportivo. Na sua fala inicial enfatizou as dificuldades encontradas não apenas pelos Municípios, como também pelo Estado e Governo Federal para impulsionar o esporte nas pequenas cidades “O cobertor é curto, e precisamos utilizar os meios que temos para melhorar a oferta de um esporte de qualidade, nossa grande dificuldade é o norte de investimentos dado pelas esferas, que priorizam a Educação, Saúde e Segurança como as principais áreas de investimentos, porém é esquecido que todas as áreas estão interligadas ao esporte. A atividade esportiva é um dos principais meios de prevenção. Na área da educação, o esporte estimula o compromisso e o aprendizado, na saúde é a prática de exercícios que previne diversas doenças e na segurança, é realidade que o esporte é a tábua de salvação de muitos jovens, para que eles não se percam no mundo das drogas, aquele que está ocupado com a prática esportiva, ele é motivado, compromissado, ele não terá oportunidade de conhecer a violência ou as drogas, o tempo do esportista é para o esporte e na prática do esporte ele aprende a valorizar a vida e se distanciar da marginalidade, as drogas não é um problema de segurança pública e sim de Saúde Pública e Educação, o esporte é o principal elo entre o jovem e as boas práticas de vida”.
Na discussão o Secretario convocou os municípios a elaborarem projetos para que possam ser beneficiados com o novo PACTO SOCIAL, que contemplará os municípios com as academias populares do Programa “Saúde na Praça”. “O Governo Federal tem milhares de academias populares para instalar nos municípios, basta que sejam encaminhados projetos e após avaliação, a cidade recebe equipamentos voltados à prática de esportes”. A Contra Partida Municipal é o terreno, que deve ser doado pela Prefeitura e o Complemento com apoio e fornecimento da equipe técnica, com profissionais de saúde e de Educação Física.
O Secretario aproveitou ainda para anunciar o fortalecimento de investimentos na capacitação de profissionais do Esporte, como os Educadores Físicos e árbitros. Foi anunciado para este ano Cursos de Capacitação, Palestras e Oficinas, para os Profissionais de Educação Física, para que impulsionem o interesse do Profissional em valorizar a sua área de atuação. Uma das reivindicações dos Secretários de Esportes das regiões do Curimataú e Seridó, que inclusive constam no Documento assinado por todos os 10 Municípios presentes, foi à realização de um curso de arbitragem, que o Secretário Fábio Maia já garantiu para 2012, como uma prioridade da Secretaria de Esporte do Estado. O Curso será ofertado para profissionalizar e capacitar todos os profissionais de arbitragem de todas as modalidades, que se encontram de forma clandestina, nas cidades de Campina Grande, João Pessoa e Patos, para todos os Municípios. “Os Municípios precisam se organizar e encaminhar os seus profissionais para as áreas onde os cursos serão ofertados” disse Fábio Maia.
Quando Cobrado por investimentos para os Municípios, o Secretário foi enfático, “O Governo do Estado estará sempre disponível para investir nas regiões, pois consideramos que uma região unida pode oferecer mais políticas públicas, que apenas um Município isolado” ele disse ainda que no início do Governo atual, foi identificada uma dívida de R$400 mil reais, onde era caracterizado pela compra de material esportivo, que nunca foi provado que houve a entrega. Baseado nesta afirmativa o Governo se compromete no investimento de incentivo a realização de eventos e apoio aos eventos regionais, “eu não posso justificar legalmente a doação de padrões, medalhas e troféus, assim como premiações para um único Município, assim nós teríamos que fazer para os 223, e isso se torna inviável, o que não acontece se os Municípios se reunirem e atuem como região, onde nós poderemos sim investir e valorizar o esporte, a União é o segredo de uma medida eficaz de política pública no esporte”.
Na discussão, quanto as Escolinhas de Futebol os Secretários discutiram a importância de investir e a dificuldade em investir nessas Escolinhas, pois não há como provar o investimento e os fundos para tal são muito curtos.
No final da reunião, ficou amarrado o compromisso na elaboração de projetos pelos Municípios, que serão enviados a Secretaria de Esporte do Estado para a contemplação de políticas eficazes para a pasta do esporte nos municípios e a dica que os municípios tomem base nos Jogos Abertos Brasileiros, para que se adéqüem ao regulamento e possam estar fortalecendo o esporte dentro dos Municípios e Regiões. O Secretario seguiu para João Pessoa, onde hoje acontece o clássico Bota Fogo x Treze.

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!