.

Curimataú e Seridó Paraibano sofre com efeitos da estiagem prolongada.

Cuité Pb online | 09:08 | 0 Comentários

Partilhar



As regiões do Curimataú e Seridó Paraibano já começam a sentir os efeitos da estiagem. Em alguns municípios as Prefeituras já pensam em "situação de emergência" em decorrência do evento de "fatores anormais e adversos" nos últimos meses em todas as cidades das regiões em tela.

De acordo com a realidade atual a escassez  pluviométrica implica em "graves prejuízos" às atividades como agricultura e pecuária e "danos à subsistência e à saúde da população".  Isso  pode gerar "profunda gravidade socioeconômica", de modo a continuar o quadro de seca. Ações de minimização de danos serão reivindicadas ao Governo nos próximos dias nas cidades afetadas.

As ações de emergência se sustentam em três pilares: abastecimento por meio de carros-pipa, distribuição de alimentos e limpeza das "aguadas", que são reservatórios de água construídos na terra. Além desses itens, em algumas das cidades podem ser implantados sistemas simplificados de abastecimento, que corresponde a uma perfuração de poço que canaliza e leva a água até às residências.

Cerca de 90% dos agricultores já estão com seus terrenos prontos (arado e gradeado) para o Plantio das culturas de subsistência do Milho e Feijão safra 2012.

Alguns já chegaram a efetuar o Plantio que espera pelas chuvas. O Governo do Estado iniciou esta semana a distribuição de sementes selecionadas para as famílias beneficiárias do Bolsa Família e seguro safra através da EMATER-PB, só que depende literalmente do início do inverno que sempre acontece no período de março a junho. Como diz o velho ditado popular: "tomara que venha chuva três dias sem parar.
 Portaldocurimatau, Editado Por CuitéPBOnline

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!