.

Cuité fica em 178º na Paraíba no índice da FIRJAN

Cuité Pb online | 09:04 | 5 Comentários

Partilhar

CUITÉ (PB) - Mais um índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), coloca o município em maus lençóis quanto à gestão fiscal.



O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) coloca Cuité em 178° lugar no Estado da Paraíba e, em 5163º  no Brasil. enquanto Picuí fica em 27º na Paraíba e 2692º no Brasil.


A nota do índice varia de 0,0 a 1,0 e Cuité obteve 0.2045.


VEJA AS CIDADES DO CURIMATAÚ/SERIDÓ ORIENTAL

Brasil              Paraíba     Nota         UF     Município

2692º 27º         0.5405 PB Picuí
4668º 111º       0.3340 PB    Nova Palmeira
5005º 148º       0.2690 PB Pedra Lavrada
5104º 167º       0.2311 PB Sossêgo
5163º 178º     0.2045 PB Cuité
5169º 180º       0.2029 PB Nova Floresta

Não há dados dos municípios de Cubati e São Vicente do Seridó


Entendendo o índice

IFGF: quase 65% dos municípios do país têm gestão fiscal difícil ou crítica
A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.

Do lado oposto, aparecem Norte e Nordeste, com 93 municípios entre os 100 piores no que diz respeito à eficiência na gestão orçamentária das prefeituras.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. 

O índice varia entre 0 e 1, quanto maior, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 pontos), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 pontos).

CuitéPBOnline com vozdepedra/IFGF 

Category:

5 comentários:

  1. Agora é só esperar os três prefeitos de Cuité (Euda,Bado e Gentil)provaram que estes dados estão invertidos.

    ResponderExcluir
  2. Pronto!

    Agora mais 20 dias para a Prefeitura arrumar explicação! Assim como foi com idsus, não existia nem conhecimento do que era....20 dias depois o secretário da saude se prontificou a dar alguma explicação.

    Quem ama cuida!

    ResponderExcluir
  3. Oh porque você responsável por esse blog no divugar coisas reais, compara cuite a sessego, uma cidade de 3000 habitantes menino se muda de cuite, que que criticas tano essa cidade.. não sou politico não gosto de politica, acho que se a Administração atual e oposição trabalha-se juntos cuité ia realmente para frente, vamos lutar para desenvolver o município, e melhor trabalha para desenvolver o municipio se vc que publica isso aqui deveria mudar para picuí se acha lá melhor, mais talves vc dependa de potica para vive, dinhiro facil né cargo de confiança.. lembra só uma coisa temos que trabalha uma politica limpa ...

    ResponderExcluir
  4. mais acho que não vai aceitar, porque não saber receber criticas.. né..

    ResponderExcluir
  5. Será se Os tres prefeitos vão explicar ou vão tentar processar o dono do blog...sempre acham ruim quando a verdade sempre aparece de surpresa.Muitas coisas negativas vão ser reveladas porque essa administração atual ta um desastre na educação e na saúde.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!