.

Prefeito Buba Germano apresenta carta direcionada a população picuiense

Cuité Pb online | 17:07 | 3 Comentários

Partilhar

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PICUÍ

 Prezados conterrâneos, 

    A educação não poderia deixar de constar como prioridade na minha administração por se tratar de um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal e um bem essencial na construção da cidadania. Diante deste compromisso, aplicamos os recursos do FUNDEB com responsabilidade e eficiência, conforme quadro:

 Receita do FUNDEB de jan./dez. 2011                   7.776.098,73 
Despesas com pessoal do magistério (60,32%)       4.690.715,72 
Despesas com manutenção do ensino (37,10%)      2.885.534,09 
Saldo em conta para 2012 (2,58%)                        199.848,92 


     Buscando valorizar os trabalhadores da educação, apresentamos o Projeto de Lei nº 008/ 2011, que institui o Programa Escola de Sucesso, com o objetivo de promover melhores resultados na educação picuiense e premiar com o pagamento do 14º salário a todos os servidores das escolas que apresentem melhorias nos indicadores. Esta não é uma ideia minha, já foi implementada com sucesso pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e recentemente pelo Governo do Estado.
    
     Infelizmente, há duas categorias de oposição: a propositiva e a destrutiva. No nosso município, impera a destrutiva: sem qualquer justificativa técnica, a oposição na Câmara prejudicou centenas de trabalhadores da educação ao inviabilizar a aprovação deste projeto. Esta votação é o termômetro definidor de quem está verdadeiramente ao lado dos trabalhadores. Como alguém que defende os interesses populares pode se opor a um pagamento extra a quem tanto faz pelo município como os seus educadores? E quais argumentos usaram os derrubadores do projeto? O dinheiro para o pagamento deste 14º salário era integralmente com recursos próprios, ou seja, eu não estava comprometendo parte do FUNDEB, por isso não havia impedimento legal!

     Como forma de compensar as perdas causadas com a reprovação do projeto, decidi implementar um reajuste salarial no mês de janeiro de 2012 de 14,13%, extensivo a todos os trabalhadores do município. Isto representa um ganho real de 7,5% acima da inflação. Com este reajuste, a Prefeitura de Picuí pagará um dos maiores salários do Brasil aos educadores, superando muito o piso nacional, conforme demonstrado abaixo:

 CATEGORIA                                        PISO NACIONAL         PISO PICUÍ (janeiro 2012) 
P1 – inicial magistério 40 horas                     1.187,97                     1.734,40 
P2 e P3 – professor nível superior 40 h                                           2.193,30 
Especialista em educação 40 horas                                                  2.282,60 


     Finalizo parabenizando os vereadores que votaram a favor do Projeto Escola de Sucesso: Ednalva, Itinho, Joselma e Guionaldo. E trago à memória de todos um dado importante: empatada a votação em plenário, o voto minerva ficou por conta do presidente da Câmara, José Roberto Dantas, que disse não ao 14º salário dos trabalhadores na educação. 
Picuí-PB, janeiro de 2012.

RUBENS GERMANO COSTA
Prefeito Constitucional

Category: ,

3 comentários:

  1. Se realmente BUBA pagar esse Piso ele tá de Parabens, pois nem o Governo Estadual paga ese valor,é bem menos da metade.

    ResponderExcluir
  2. Prefeito BUBA paga este valor sim.

    ResponderExcluir
  3. Há professores com muito tempo de serviço que ganha mais que a Secretária de Educação.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!