.

Opinião do Leitor

Cuité Pb online | 20:31 | 5 Comentários

Partilhar


Prometi que não escreveria mais uma linha sobre o assunto. Disse ter já lavado minhas mãos magras, resolvi poupar o meu latim, mas hoje algo me cutucou e resolvi escrever algo, e espero que seja apenas essa nota.

Aproximando-se o período eleitoral muitas coisas me enojam, me entristecem, me revoltam. As pessoas, não só nesta cidade que nasci e a qual vou me referir, mas em praticamente todas de nosso Brasil, as pessoas NUNCA entenderam o que é política, e parecem estar longe de uma compreensão mínima.

É sabido por muitos que eu costumava participar ativamente do quadro político de minha cidade, que sempre fui de questionar, de denunciar algumas coisas, claro, com isso aparentemente nada ganhei, e resolvi por algum tempo, simplesmente calar, mas nesse momento não dá não.

Em um debate em uma roda de amigos, elogiavam a atual gestão, ressaltaram a atual BELEZA da cidade. Sim, Cuité está linda, arborizada, no Natal então... uma graça com todas aquelas luzes. A famosa rua João Pessoa parecia uma cidade francesa. É fato, o quanto senti-me bem este Natal, sentada em um dos bares da cidade, contemplando todo aquele show de iluminação, realmente, muito bom!

Mas sabe, eu questiono muito, porque assim como concordo que aquelas luzes fizeram os cuiteenses felicitarem-se por morar em um lugar tão "bonito", vocês devem concordar que nós NÃO TEMOS QUALIDADE DE VIDA. Tanta luz, quem sabe uma delas não ilumina a desgraça desse povo?

Desgraça sim! Não vou falar dos muitos pontos emergentes que temos, me deterei a dois. Cuité é uma cidade quem tem MENOS de 50% das ruas calçadas, ruas praticamente no centro. Eu tenho quase 24 anos (e você pode me dizer que isso é muito pouco), e neles eu NUNCA morei em uma rua calçada... NUNCA. As ruas de minha cidade não tem pavimentação, não tem rede de esgoto... e isso é qualidade de VIDA!

Quando chove então, as ruas ficam quase intransitáveis, imagens que fazem chocante contraste com a decoração natalina. As ruas são de barro, recheadas de buraco e lixo. Claro, o caminho de quem entra e quem sai da cidade é lindíssimo, talvez para que se você veio em Cuité só de passagem, acredite que o que eu estou dizendo é mentira, intriga da oposição.

Cuité não tem uma saúde de qualidade... nos nosso hospital (o único) é quase impensável alguns exames urgente, como um raio-x, por exemplo, muito menos medicamentos. Alguém já fez uma estatística de quantas mães tem seus filhos aqui? Pois é... é um número quase inexistente, já que não temos condições disso.

Cuité é uma cidade que não cresce, não decola. Temos Universidade Federal, o que foi um marco em nossa história, mas não conseguimos dar condições ao número de estudantes que tem movimentado a economia da cidade. Não damos água de qualidade, não temos rede de esgoto, não temos ruas pavimentadas.

Se a gestão, fosse desses últimos quatro anos, dava até para relevar, mas já fazem quase TRINTA! É um absurdo!

Mas enfim, nós temos praças. Claro, que são importantíssimas, que também refletem em nossa qualidade de vida, mas em minha humilde opinião acho que antes de pintar as paredes temos que tapar os buracos...

Você pode até dizer: É, estando de fora tudo parece mais simples. E eu concordo! Acho que não é fácil, mesmo, mas em mais de VINTE anos, acho que nesse sentido do que disse, pelo menos, alguma coisa deveria ser feita. Se não dá, os responsaveis deviam estar ao menos preocupados...e não nos dando festas a torto e a direita, para nos embreagar e ficar por isso mesmo.

Eu acho lamentável!

Por Thaíssa Machado Vasconcelos

Category: ,

5 comentários:

  1. Está aí uma verdadeira crítica, construtiva, convincente e "interna", ou seja, que não faz as "comparações" desnecessárias com a cidade vizinha que convenhamos, não agrada eleitores da situação nem da OPOSIÇÃO (falo isso por que participo das conversas de rua). Os candidatos oposicionistas de Cuité deveriam ter umas aulinhas com essa cidadã.

    ResponderExcluir
  2. Paraabéns.
    O que é exposto por você, retrata a visão dos políticos brasileiros. São verdadeiramente túmulos caiados. É pena que viveremos e conviveremos mais décadas com políticos e povo pensando pararelamente.

    ResponderExcluir
  3. Para esse anônimo aí de cima. Você acha que e Tárcio e Dr. Diego precisam dessas aulinhas?

    Eles precisam é do seu apoio. Só assim podemos mudar essa triste realidade em mossa Cuité.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS SUA CRÍTICA É MAIS QUE VERDADEIRA, MAS O DESCASO NÃO É SÓ ESSE, TEMOS O POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO 25 DE JANEIRO EM QUE O DENTISTA SÓ ATENDE OS PACIENTES APÓS DOIS MESES QUE A FIXA FOR FEITA. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO CUITEENSE, MERECEMOS UMA SAÚDE BUCAL DIGNA, QUANDO SAÍMOS DE NOSSAS CASAS PARA PROCURAR ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO É POR QUE PRECISAMOS,E SE É CASO DE ''URGÊNCIA'' NÃO DÁ PRA ESPERAR DOIS MESES, E MAIS NESSES CASOS SE VOCÊ VAI PRA UM POSTO DE OUTRA ÁREA SEMPRE É ATENDIDO, MAS SEMPRE FALAM ''VOCÊ NÃO É DESSA ÁREA DA PRÓXIMA VEZ NÃO VENHA, TÁ TIRANDO A OPORTUNIDADE DE OUTA PESSOA'' ISSO É CONSTRANGEDOR. ESPERAMOS QUE ESSE DESCASO SEJA CORRIGIDO.
    A SAÚDE VEM EM PRIMEIRO LUGAR.
    OBRIGADO PELO ESPAÇO E PELA COMPREENSÃO.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas palavras bem colocadas. Sem ter que diretamente mencionar quem é o responsável pela situação em que encontra se a cidade. A culpa é de gestões que não tinham a preocupação com o bem estar de todos, não dando importância ao que significa qualidade de vida, essa qualidade reflete em todos os sentido para a população local, regional e também nacional. todos os índices são analisados e publicado no atlas do desenvolvimento humano e disponível para qualquer um analisar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!