.

NÃO HÁ VAGAS PAIS ACAMPAM EM ESCOLA EM JAÇANÃ

Cuité Pb online | 23:10 | 0 Comentários

Partilhar


Parece até história de escola de cidade grande, mas desde às 11h da manhã desde domingo, 08/01, dezenas de pais e mães estão acampados em frente a Escola Terezinha Carolino na tentativa de guardar uma vaga para que seu filho possa estudar nessa instituição.

As matrículas só terão início às 7h da manhã desta segunda, 09/01, mas os pais dizem que não vão arredar o pé da porta da Escola e prometem varar à noite para garantir a vaga. "Já vim com tudo. Aqui tenho água, café e uma colchonete. Se for preciso durmo aqui na calçada, mas consigo uma vaga para meu filho estudar aqui", declarou a senhora Vilma.

          Para por ordem na fila, a ex-professora Eunice Costa, que também tenta guardar uma vaga para o seu neto, resolveu fazer uma lista por ordem de chegada, assim dispensado aqueles que chegarem depois do número total de vagas preenchidos.

          De acordo com o diretor, Oton Mário, este ano as vagas estão ainda mais reduzidas, pois a aprovação foi muito grande e a maioria dos alunos veteranos continuam na escola. "A procura por nossa Escola é muito grande e nós não temos estrutura física para atender a toda a demanda de pessoas que nos procuram, principalmente no ensino fundamental. O problema é que os pais não querem por seus filhos noutra escola", explicou o diretor. De fato há uma rejeição muito grande por parte dos pais em relação a colocar os seus filhos nas escolas municipais. "Se eu não conseguir uma vaga aqui, minha filha vai ficar sem estudar, pois na EMACC eu não coloco de jeito nenhum", desabafou a senhora Rita Gomes.

         De acordo com a senhora Eunice Costa, que está organizando a fila de chegada, ao meio dia todas as possíveis vagas já tinham sido esgotadas. A situação é muito difícil, mas, de acordo com a equipe gestora nada poderá ser feito para sanar o problema. "Disponibilizamos o máximo de  vagas que podíamos, considerando 40 alunos em cada sala. As vagas que temos ficam para quem chegar primeiro. Lamentamos, mas não há outra saída", afirmou o diretor que foi chamado na escola para dar explicações aos pais e para conter um princípio de tumulto que acontecia no local.

DAS VAGAS DISPONÍVEIS

            O problema para conseguir vagas é no que se refere ao Ensino Fundamental (pela manhã) e para o Ensino Médio (à tarde). De acordo com a direção, as vagas disponibilizadas são as seguintes:
Para o turno da manhã:
6º ano: 33 vagas
7º ano: 13 vagas
8º ano: 10 vagas
9º ano: 10 vagas
Para o turno da tarde:
1º ano: 60 vagas
2º ano: não há vagas
3º ano: 20 vagas
Para o turno da noite não há problemas, há vagas suficientes, inclusive para o segmento de EJA - Ensino Médio.

Fonte  Jaçana e Região em Foco

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!