.

Feliz Ano Novo - Por Célio Pezza

Cuité Pb online | 22:11 | 0 Comentários

Partilhar


É costume entre os povos do nosso mundo, desejar um Feliz Ano Novo no final de cada ano, mas o que isto realmente significa? Falamos a mesma frase desde há muito tempo, mas o mundo não parece mais feliz a cada ano que passa. Basta seguirmos as notícias do dia a dia pelo mundo e constataremos esta triste realidade. Continuamos a ter milhões de pessoas morrendo de fome ou doentes pela falta de uma nutrição mínima adequada, incontáveis sem-teto perambulando pelas ruas, drogados em todos os cantos do planeta, pilhas de mortos e mutilados pelas guerras constantes, famílias desesperadas pelo fantasma do desemprego e falta de futuro digno, desastres ambientais criminosos de todas as espécies e assim por diante. O que está errado?
Todos desejam Feliz Ano Novo, mandam cartões, trocam presentes e o novo ano não melhora no aspecto global.  Evidente, para muitos o ano será magnífico e tudo de bom acontecerá. O meu questionamento é em relação ao planeta como um todo, olhando para todas as regiões aonde exista um ser humano profundamente necessitado. O que está errado? Será que desejamos um Feliz Ano Novo, mas não fazemos nada para que ele se transforme e simplesmente ficamos assistindo ao mundo desmoronar? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos a brigar, ofender e magoar ao próximo? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos prejudicando alguém como sempre? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos comercializando drogas para um batalhão de viciados? Desejamos um Feliz Ano Novo e continuamos a ser o mesmo preconceituoso e intolerante de sempre? O que está errado? Será que este “Feliz Ano Novo” é somente uma frase pronta que repetimos da boca para fora, pois é de bom tom fazê-lo no final do ano? Será que é isto? Somos papagaios que repetem frases e na verdade nem sabemos seu significado?
Para ser de verdade um ano novo feliz, precisamos uma coisa fundamental: mudarmos nós mesmos. O Ano Novo ou Réveillon é a celebração do término de um ano e o início de outro. A palavra réveillon vem do francês réveiller que significa acordar, despertar. Vamos neste final de ano, despertar para esta triste realidade e mudar. Deixar de lado os preconceitos, as mesquinharias, o ódio, a ignorância, a maldade, a brutalidade, o desamor, o conceito de levar vantagem e a intolerância. Desta forma, quem sabe, teremos um Feliz Ano Novo de verdade. Feliz despertar a todos!!
com JP Online

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!