.

Dica de Saúde com Josy Cavalcante

Cuité Pb online | 01:13 | 0 Comentários

Partilhar

O VERÃO está chegando...

Caros internautas, estamos nos aproximando da estação mais quente do ano, o VERÃO, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Essa também é a época do ano que exige maiores cuidados com a nossa saúde, pois o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças que podem atrapalhar as nossas tão esperadas férias.
As doenças mais frequentes no verão são aquelas que levam a perda de líquidos e a desidratação. No entanto, outros problemas também são muito comuns, como a insolação, as micoses e a intoxicação alimentar.

DESIDRATAÇÃO

A desidratação é a perda excessiva de líquidos e sais minerais do corpo. Por vários fatores no verão essa perda pode ser aumentada, seja pelo o aumento da transpiração, insolação ou ainda por vômitos e diarreias provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados que são mais frequentes neste período. Quando uma pessoa está desidratada, ela apresenta sede excessiva, fica muito tempo sem urinar, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos. A desidratação pode ser grave e portanto deve ser evitada.

INSOLAÇÃO

A insolação é provocada pela exposição excessiva ao sol, o que pode fomentar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca. O individuo apresenta queimaduras que no início se manifestam por vermelhidão e ardência na pele, quando em estágios mais avançados e graves, leva a formação de bolhas.

INTOXICAÇÃOALIMENTAR

Nas férias é comum que as pessoas se alimentem na praia, no clube ou em outros locais que muitas vezes não possuem higiene adequada no preparo e conservação dos alimentos. Os salgadinhos na praia, os peixes e outros petiscos que na maioria das vezes ficam expostos por longos períodos à temperatura ambiente são os principais causadores da intoxicação alimentar.
Quando uma pessoa ingere um alimento contaminado, ela pode desenvolver alguns sintomas que variam de acordo com o micro-organismo causador do distúrbio, e nos casos mais graves pode ser fatal.

Diante do exposto, é importante tomar alguns cuidados:
- Prefira local arejado e com sombra;
- use roupas leves;
- É necessário ingerir constantemente líquidos, é aconselhado tomar cerca de dois a três litros de água por dia;
- Deve-se estar atento também aos alimentos consumidos;
- É importante evitar tomar sol entre 10h e 16h;
- Use protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.

Com esses cuidados básicos você poderá aproveitar o que o verão tem de melhor...

Josy  Cavalcanti 

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!