Dica de Saúde com Josy Cavalcante
Saúde do Trabalhador
“Saúde e Segurança não pode ser um imposição, mas sim, uma cultura de vida”.
Em uma breve retrospectiva histórica podemos destacar que foi com a Revolução Industrial que a saúde do trabalhador teve seu maior avanço. A presença do médico nas indústrias foi de extrema importância para conseguir controlar as doenças e preservar a saúde do trabalhador, o qual era a peça fundamental do capitalismo para a obtenção do lucro.
A saúde do trabalhador merece destaque, pois apresenta como característica básica ser um campo em construção no espaço da saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador está em vigor desde 2004, e visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.
A atenção à saúde do trabalhador deve visar à proteção dos trabalhadores contra todo o risco que prejudique a sua saúde e que possa resultar de seu trabalho ou das condições em que este se efetue; deve contribuir à adaptação física e mental dos trabalhadores, em particular pela adequação do trabalho e pela sua colocação em lugares de trabalho correspondentes às suas aptidões; e contribuir para o estabelecimento e manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
Apesar dos avanços no campo da saúde do trabalhador, ainda é observado as desigualdades e a falta de interesse por parte das empresas em oferecer melhores condições de saúde a seus trabalhadores que ainda sofrem com patologias oriundas do seu trabalho cotidiano.
O trabalhador deve ter suas necessidades atendidas e que a assistência prestada seja qualificada e humanizada, para que este se encontre em condições físicas e psicológicas adequadas para a realização de suas atividades.
Um abraço e até a próxima semana...
Josy Cavalcanti
Category: Coluna Josy Cavalcante
0 Comentários