Dica de Saúde com Josy Cavalcante
Prevenção do câncer de colo uterino
Caros internautas, hoje nossa temática será câncer de colo uterino, que segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), é o segundo mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
O câncer do colo do útero, demora muitos anos para se desenvolver e só apresentará sintomas em fase já avançada. Os principais fatores de risco para o câncer de colo do útero são: hereditariedade, precocidade na primeira relação sexual, promiscuidade (múltiplos parceiros), primeira gestação precoce, multiparidade (vários partos), tabagismo, uso prolongado de anticoncepcionais orais e infecção por papilomavírus.
As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido também como Papanicolaou, citológico, citopatológico ou exame de lâmina, introduzido no Brasil desde a década de 50, sendo a principal estratégia para detectar células cancerosas, podendo também identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação.
O referido exame é feito com um espéculo vaginal, onde é realizado a coleta de células do colo uterino para avaliação. Esse exame necessita de algumas preparações prévias, para que não ocorra um falso resultado do exame, sendo assim, a mulher deve fazer este exame quando não estiver no período menstrual. O melhor período é entre o 10º e 20º dia após o primeiro dia do seu último ciclo menstrual. Por dois dias antes do exame a mulher também deve evitar relações sexuais, duchas vaginais e cremes vaginais. Estes produtos e situações podem retirar ou esconder células anormais.
É importante lembrar que após o exame, a mulher pode voltar a suas atividades normais imediatamente. Portanto, procure a Unidade de Saúde mais próxima e realize o seu exame.
ÚTERO: “lugar onde a vida começa, não onde ela termina”, pense nisso e previna-se.
Por Josy Cavalcanti.
Um abraço e até a próxima semana.
Category: Coluna Josy Cavalcante
0 Comentários