.

Gilma Germano propõe adesão da Assembleia ao movimento Outubro Rosa

Cuité Pb online | 12:49 | 0 Comentários

Partilhar


A deputada estadual Gilma Germano, que preside a Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades, ocupou a tribuna na Assembleia Legislativa, nesta terça feira 11/de outubro, para convidar a Casa Legislativa a aderir ao movimento mundial Outubro Rosa. Este evento, criado há 14 anos nos EUA, visa despertar as pessoas para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce na ampliação da cura da doença.  

Em seu pronunciamento, a deputada destacou ainda a importância do mês de outubro na celebração de datas simbolicamente fortes como o Dia das Crianças, do professor, entre outras. E, às vésperas do Dia das Crianças, a parlamentar, que quando Secretária da Ação Social em Picuí, muito fez no combate ao trabalho Infantil, rendeu homenagens a todas as crianças, mas chamou atenção para aquelas que perdem sua infância no trabalho infantil, as que estão no abandono das ruas e as que se encontram em abrigos, à espera de uma adoção.  

Ao propor a adesão da AL ao Outubro Rosa, a deputada apresentou dados que mostram efetivamente o quanto a causa merece atenção do Poder Público por todos os meses do ano, muito embora outubro seja um mês símbolo na luta pelo enfrentamento do câncer de mama. Só este ano, 122 paraibanas já perderam suas vidas por conta desta doença, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). E Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) projetam a ocorrência de 49.240 novos casos de câncer de mama no país neste ano.  

Conforme a deputada, a adesão ao Outubro Rosa deve ser feita com entusiasmo pelos nobres colegas, que deverão acolher as ações costumeiramente adotadas pelo movimento: a iluminação do prédio na cor rosa por determinados dias, o uso do laço rosa, símbolo da campanha. Haverá ainda para as servidoras da Assembleia, palestra e atendimento com mastologistas.


Assessoria

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!