.

Cuité (PB) recebe nesta quinta, o “Vamos empreender no agronegócio?”

Cuité Pb online | 12:06 | 1 Comentários

Partilhar

A cidade de Cuité (PB) recebe nesta quinta, 27/10, o “Vamos empreender no agronegócio?” que já capacitou 500 pessoas

A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG – Campus de Cuité (PB) recebe nesta quinta-feira, dia 27 de outubro, o evento da Embrapa, e 17 parceiros "Vamos Empreender no Agronegócio?", o Programa de Difusão e Capacitação do PROETA. Uma atividade gratuita e com direito a certificado.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia - PROETA foi criado pela Embrapa em 2008, com o apoio do BID/FUMIN, como forma de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias.

A Embrapa em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e demais parceiros, ao realizar esta iniciativa da agenda do Proeta em dez cidades pólo da Paraíba, tem o intuito de proporcionar e potencializar a iniciativa do empreendorismo de base tecnológica, bem como apresentar linhas de fomento e ações de para os potenciais empreendedores. Estamos exultantes, pois em apenas um mês e em cinco cidades já capacitamos 500 pessoas, o que demonstra que estamos atingindo o objetivo de difundir o empreendedorismo para modificar a realidade de nossa Paraíba”, explica o analista da Embrapa, Ramiro Pinto, Coordenador do Proeta no Estado da Paraíba.

A programação do evento na cidade de Cuité (PB) contará com a apresentações do programa Proeta com a analista da Embrapa, Virginia Columbiano; da Emepa e da Emater. Com as apresentações do Sebrae, com Diógenes Vasconcelos, do do BNB, com agente de desenvolvimento José Vicente de Melo, e do Empreender Paraíba, Tarcio Pessoa, que falarão sobre fomento e projetos para os potenciais empreendedores. As palestras serão seguidas de debates e esclarecimentos.

Na programação da tarde, as apresentações de Vicente Araújo, diretor adjunto da Fundação Parque Tecnológico e coordenador geral do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande (PEASA/UFCG), discorrerá sobre incubação de empresas. Posteriormente serão ministradas duas oficinas, uma sobre Empreendedorismo e outra sobre Plano de Negócios, que serão realizadas pelos técnicos do PaqTc-PB, Thiago Xavier, Danielly Costa e Fabiana Medeiros e pelo Vicente Araújo. Haverá oportunidade de debates e esclarecimentos.

Os principais objetivos do Proeta está em transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; contribuir para a geração de emprego e renda; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio; e contribuir para o desenvolvimento regional.

O Programa é pioneiro no Brasil e há estudos na Embrapa para possibilitar que o mesmo seja usado como modelo em outros estados do País. Já superamos a expectativa inicial em mais de 30% de capacitarmos seiscentos (600) participantes, em dez (10) cidades diferentes da Paraíba, está dando excelentes frutos e extrapolando as expectativas, nos cinco eventos realizados já capacitamos quinhetas (500) pessoas interessadas, que conheceram as tecnologias geradas pela Embrapa e pelas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, conheceram como as agências de fomentos podem ajudar, além de noções de Empreendedorismo e de Plano de Negócios”, comemora Ramiro Pinto.

O "Vamos Empreender no Agronegócio?" é uma realização conjunta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB), Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) e Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE). Conta ainda com o Apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Nacional de Semiárido (INSA), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Empreender-PB, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq/PB) e os Governos Federal e Estadual.

Tem como público alvo: graduandos (de último ano prioritariamente), pós-graduandos, técnicos de nível superior, tecnolandos, técnicos agrícolas, produtores rurais e empreendedores interessados em empreender em tecnologias do agronegócio. Estão sendo oferecidas 60 vagas por curso, mas devido a grande procura tem sido aberto mais vagas. Mais informações no site www.paqtc.org.br, e-mail proeta@paqtc.org.br ou pelo telefone (83) 2101 9044.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embrapa e do PaqTc-PB.

Category:

Um comentário:

  1. Caros e caras do Cuite PB On Line,

    Em nome da Embrapa e dos parceiros, gostaria de agradecer a divulgação do evento "Vamos Empreender no Agronegócio?", iniciativa da agenda de ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia - Proeta, criado pela Embrapa em 2008, com o apoio do BID/FUMIN, como forma de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias.

    Deus os abençoem, com um abraço fraterno nos despedimos!

    Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira
    Analista da Embrapa e Coordenador do Proeta no Estado da Paraíba
    (83) 8803 2399 (oi) / 9941 1044 (tim) / 3182 4358
    ramiro@cnpa.embrapa.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!