.

Dica de Saúde com Josy Cavalcante

Cuité Pb online | 15:35 | 1 Comentários

Partilhar


GRUPO  DE  GESTANTES


O desenvolvimento de grupo de gestantes é considerado recurso importante para promover o atendimento individualizado e integral das necessidades da mulher grávida e demais pessoas envolvidas. De maneira geral, estes grupos são desenvolvidos com a finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas, melhorar a aderência das mulheres aos hábitos considerados mais adequados, diminuir ansiedades e medos relativos ao período grávido e puerperal (BRASIL, 2000).

Com esse propósito, nós acadêmicas do curso de enfermagem da UFCG - Campus Cuité,(Aydwla Moniq, Marcela Jonas e Josy Cavalcanti)em conjunto com toda equipe da UBS - Diomedes Lucas de Carvalho estamos desenvolvendo um grupo de gestantes intitulado “AMOR MATERNO”visando o enriquecimento da troca de experiências, possibilitando a socialização de diversas questões envolvidas no período gestacional e o esclarecimento de dúvidas acerca do momento vivenciado pela gestante, prestando um atendimento humanizado e interdisciplinar as gestantes.

O Grupo de gestantes se desenvolve através de reuniões quinzenais, onde os encontros são realizados nas sextas-feiras, no horário das 8:00 às 11:30 horas, na sala do profissional de enfermagem e contam com a presença de 18 gestantes cadastradas na unidade de saúde. Cada encontro consta de três momentos distintos

a)      Conscientização Corporal, que permite as gestantes aprenderem algumas técnicas de relaxamento e respiração, as quais ajudam a manter a saúde física e mental da mulher e acompanhante durante o período gestacional, parto e pós-parto.

b)      Tematização, momento em que de discute os temas de interesse do grupo. Os conteúdos são desenvolvidos através de discussão, oficinas, vivências, exposição do tema, troca de experiências, apresentação de vídeos, demonstração de práticas relacionadas ao tema e atividades lúdicas.
c)       Lanche e sorteio de brinde que facilita o entrosamento entre os participantes.

É essencial para nós acadêmicas, profissionais, e principalmente para a comunidade, tendo grande repercussão na transformação de condutas, comportamentos e na melhoria das condições e qualidade de vida da população envolvida.

Aproveitando o espaço, gostaria de agradecer a toda equipe da UBS – Diomedes Lucas de Carvalho que tem nos acolhido muito bem e contribuído para o sucesso do nosso trabalho.


Por Josy Cavalcanti


Um abraço e até a próxima semana...

Category:

Um comentário:

  1. Eu queria que o blog fosse nas principais ruas de Cuité e visse como está o trânsito no centro, quase todo interditado, está uma vergonha, poderia pelo menos deixar uma parte da rua caetano dantas que dá acesso a joão pessoa livre p/ o trânsito, mas do jeito que tá fica um caos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!