Por Trás de Alguns Jalecos Brancos
O governo de Ricardo Coutinho sofre a maior pressão com greves das diversas classes trabalhadoras vinculadas ao estado, muitos dizem que ele estar provando do próprio veneno de um ex-sindicalista. Em menos de quatro meses tem enfrentado greves na Segurança, Saúde e Educação quase que simultaneamente.
Na rede hospitalar do estado e de grande complexidade, parte dos médicos faz corpo mole, não porque estão com dengue, mas porque querem aumento salarial a todo custo. O Governo sinaliza que atenderá as reinvindicações salarias em todas as classes, somente após o Governo atingir a meta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), afinal o governo deve primeiro fechar as torneiras, para o estado entrar no equilíbrio financeiro. Contudo no momento tem investido na saúde os valores percentuais exigidos por lei.
No caso do Hospital de Traumas, Ricardo pagou aos médicos salários atrasados ainda do Governo Maranhão e isso os médicos não anunciam ou pelo menos reconhece, o secretário de saúde do estado o Jovem e odontólogo “Waldson de Souza” ainda como subsecretário andou por toda a rede hospitalar estadual, agora como secretário titular projeta para o estado um modelo humanizado para a saúde, modelo da gestão da “capital”. Observando isso, a maioria dos médicos tem ensaiado um verdadeiro teatro forçado, mostrando a população o caos na saúde, mas com saúde não se brinca ; por saúde deve brigar por melhores condições nas instalações hospitalares , diminuição de filas ou que pelo menos alguns médicos sejam mais humanos e olhe pelo menos na cara de quem estar sendo consultado(paciente). Em Patos o Próprio secretário comprovou no Hospital da rede estadual que mesmo embolsando pomposo salário estavam fazendo boicote e deixando os usuários sem atendimento.
Se Ricardo, hoje anunciasse que não iria cobrar a carga horária (40hs) estabelecida pelo Ministério da Saúde e que daria um aumento salarial além das expectativas dos médicos, talvez os médicos transformasse o Hospital de Traumas (João pessoa) da noite para o dia o melhor do estado, assim no passe de mágica. E assim os usuários do SUS estão sendo o maior prejudicado, afinal a corda rompe para o lado mais fraco. Os médicos querem pedir demissão coletiva , certa vez Ricardo numa dessas greves dos médicos em João Pessoa, articulou a vinda de médicos de outros países , mas a justiça não aceitou agora com as universidades particulares de medicina , possa futuramente ter mais médicos no mercado e o povo ser beneficiado.
" Fica do lado dos usuários do SUS que não somos mercadorias ou moeda de negócio , o mercantilismo não deve sobrepor a VIDA , fico do lado do companheiro Waldson Souza que é competente e ele é o cara"
Dema Macedo
Dema Macedo
Category:
Bem concordo , mas um hospital não se faz apenas com médicos, façam um levantamento de quantos funcionários de apoio estão recebendo salários muito baixos.
ResponderExcluir