.

Firmado pacto contra a violência em 97 cidades da Paraíba

Cuité Pb online | 11:32 | 0 Comentários

Partilhar

Combater a proliferação do tráfico de drogas, evitar ações criminosas como assaltos a banco, assassinatos e outros tipos de violência. Esses serão alguns dos objetivos do II Fórum Intermunicipal de Segurança Pública do Estado da Paraíba, que começou a ser discutido ontem à tarde, em Campina Grande, durante um encontro entre representantes do Ministério Público, conselhos municipais de segurança pública, polícia militar e rodoviária federal. Na audiência as entidades voltaram a firmar um pacto contra a violência, que deve congregar pelo menos 97 cidades paraibanas das regiões do Cariri, Brejo e Curimataú do Estado.

A iniciativa foi proposta pelo promotor da Infância e da Juventude campinense, Herbert Targino. O II Fórum intermunicipal deverá acontecer no município de Juazeirinho, no mês de agosto deste ano. “Quanto mais instituições e pessoas da comunidade consigamos envolver melhor serão os resultados, porque nossa mobilização terá maior capilaridade e abordará de forma mais enfática esse grande problema social que é a segurança pública”, ressaltou Herbert Targino.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança de Campina Grande, Valmir Nascimento, lembrou que as ações voltadas para a segurança pública não são mais apenas atribuições dos governos federal e dos Estados. “Hoje as políticas estão sendo modificadas e se entende que todos os entes da federação, assim como as entidades da sociedade civil são responsáveis por esse setor”, assinalou.

A audiência de ontem também serviu para o debate sobre os resultados alcançados no I Fórum Intermunicipal de Segurança Pública do Estado da Paraíba, realizado no mês de fevereiro deste ano na cidade de Lagoa Seca, no Brejo do Estado. Para o próximo encontro, a expectativa é de que sejam abordados temas relacionados a dois eixos temáticos: a gestão e o financeiro do setor da Segurança Pública, mas os detalhes do fórum ainda serão definidos.

No evento foi sugerida a adoção de medidas como a construção – desenvolvimento e implementação de projetos que visem à instalação de Bases Comunitárias nos municípios paraibanos; o estabelecimento dos Conselhos Municipais de Segurança Pública; a criação dos Grupos de Trabalhos Intermunicipais de Segurança Pública; o desenvolvimento de ações de segurança preventiva que visem à diminuição dos números de violência no Estado da Paraíba; e lutar pela ampliação dos investimentos em setores estratégicos da política da segurança pública.

JPB

Category:

0 Comentários

Deixe aqui registrada a sua opinião, este é um espaço aberto ao debate!
A sua identificação é bem vinda!
Acima de tudo RESPEITO às opiniões!

Participe e volte sempre!