Coluna Emyle Farias
Partilhar
A ONU declarou que 2011 é o Ano Internacional das Florestas.
Por Emyle Farias
O sistema econômico, vigente na sociedade atual, promove o crescimento da economia visando o lucro e o consumo. Para acompanhar este processo, o homem destrói "o verde" de sua própria esperança futura. A evolução dos meios técnico-científicos trazem marcas de destruição e desrespeito à vida na Terra.
As Florestas garantem a sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas. Representam fonte de vida e Habitat para várias espécies, muitas delas, ameaçadas de extinção e encontradas na mira do "esquecimento" humano. O desmatamento representa desequilíbrio socioambiental. Entre várias consequências, o aquecimento global é nítido no nosso cotidiano como resposta e tentativa da natureza em tecer a sua homeostase, que está sendo reconfigurada pelas atitudes dos "racionais" que habitam nosso planeta.
Não basta apenas compreender a importância das florestas para a manutenção da vida. É necessário que sejamos conscientes: as atitudes do presente serão refletidas em um futuro muito próximo. Adotando medidas de preservação e valorização ambiental teremos nos nossos Deveres, o Direito de viver a Fraternidade na sua forma mais simples de Respeito e Justiça.
Category: Coluna Emyle Farias
0 Comentários